O que é Assistente Virtual?

O que é Assistente Virtual?
5 (100%) 12 votes

A Secretária Remota ou Assistente Virtual é uma profissional que trabalha como secretária em um home office. Existe também a opção de a assistente virtual alugar uma sala comercial ou coworking para trabalhar. O mais comum, porém, é o escritório em casa. Na maioria das vezes ela atende mais de um cliente e faz o seu próprio horário. O recomendado, no entanto, é trabalhar junto com o horário comercial.

Talentos

Para ser uma secretária remota é bom ter alguma experiência nessa área. Também é importante saber trabalhar com serviços administrativos e ter jeito para lidar com pessoas. Por mais que ela não interaja diretamente com outras pessoas, a secretária remota precisa construir bons relacionamentos com fornecedores e outros contatos da área. A assistente virtual não precisa de muito investimento para começar a sua carreira. Este é inclusive um dos motivos para haver um número cada vez maior de interessadas na área de secretariado remoto.

Empreender

Além do baixo investimento, já que a assistente virtual vai trabalhar em casa, essa é uma chance dela ser empreendedora, ou seja, sua própria chefe. Por isso mesmo a secretária virtual é a responsável por ir atrás dos clientes. Eles podem ser médicos, dentistas, advogados ou profissionais autônomos que não podem ou não querem pagar uma funcionária com carteira assinada. Esse é um grande diferencial da carreira de secretária remota: poder oferecer o serviço de assistente virtual a um valor justo para diversos interessados.

Em dia com o mercado

A secretária remota também deve se manter atualizada com o mercado fazendo cursos e participando de palestras. Outro diferencial da secretária virtual é saber lidar com imprevistos, ou seja, ser flexível. Se a assistente virtual souber falar mais de uma língua, como inglês ou espanhol, com certeza vai se diferenciar no mercado. O mais importante é resolver o problema do cliente, afinal, o trabalho de uma assistente, sendo virtual ou não, é poupar tempo, energia e muitas vezes dinheiro do cliente.