Como Ser Uma Secretária Remota

Como Ser Uma Secretária Remota
4.9 (98.46%) 13 votes

A profissão é nova, então a pergunta mais comum é “como ser uma Secretária Remota”? Bem, para ser uma secretária remota é preciso, acima de tudo, ser organizada. Se você como assistente virtual é responsável pela agenda e compromissos dos clientes, o mínimo que deve ter é organização com a sua própria rotina.

Planejamento

É bom saber também que como secretária remota você vai atuar como MEI (Micro Empreendedor Individual). Ou seja, vai emitir nota fiscal pelos serviços prestados ao seu cliente. Isso é muito bom para ele, pois não gera vínculos empregatícios e barateia o serviço de assistente virtual. O serviço de secretária remota pode ser cobrado por hora ou como um pacote mensal. Para saber quais clientes você quer atender e o que vai poder oferecer a eles (dentro dos serviços administrativos de uma assistente virtual), elabore um plano de negócios. Esse é um bom começo para descobrir como ser uma secretária remota de sucesso. Foco no que você sabe fazer e no cliente certo.

Serviços

Dentro do pacote de serviços administrativos, a agenda da secretária remota pode ter serviços que incluem um pouco de RH, financeiro, prospecção para os clientes, pesquisa, cotação de preços, agenda de compromissos, de viagens, etc.

Diferenciais

A secretária remota não precisa ter uma formação específica. O mais importante é a experiência mesmo. Saber falar mais de uma língua ajuda muito, assim como conhecimentos de informática. Claro que para ser uma secretária remota de respeito é bom saber falar e escrever corretamente e ser educada em qualquer ocasião. Ser discreta também é importante, afinal, o seu cliente conta com a sua confidencialidade para ter confiança no seu trabalho como secretária virtual.

Material e atitude

Por fim, a assistente virtual profissional precisa ter disciplina e um espaço de trabalho organizado. No home office, separe um lugar só para isso. É bom ter também: computador, uma linha de telefone fixa, um smartphone e internet banda larga. A secretária remota também precisa de material de escritório a mão, como agenda, bloco de notas, canetas, papel, clipes, post-its, etc. Um email profissional e um cartão de visitas bonito também ajudam a fechar mais clientes.